terça-feira, 15 de setembro de 2009

EXPERIÊNCIA

EXPERIÊNCIA
Luis Fernando Verissimo

Uma vez fizeram uma experiência. Criaram um macaco dentro de uma jaula com dois bonecos que substituíam a mãe dele. Um era um boneco duro e frio, mas que lhe dava leite. O outro não dava leite, mas era quente e acolchoado como costumam ser as mães. Então assustavam o macaquinho para ver se ele corria para a mãe que o alimentava ou para a mãe que lhe dava colo. E ele invariavelmente corria para a mãe aconchegante. Acho que uma experiência parecida poderia ser feita não com macacos, mas com crianças, e não com mães mecânicas, mas com um livro e uma televisão. Uma experiência hipotética, claro; longe de mim su­gerir que se coloquem crianças em jaulas para assustá-Ias e testar suas reações. O que equivaleria à mãe que alimenta mas não dá ca­lor, o livro ou a televisão? Como ainda sou parcial a Gutenbergl, gosto de pensar que uma criança pode receber tudo o que pre­cisa da televisão, mas que nada substitui o prazer tátil, o calor de um livro, e que sua relação com a informação impressa sempre será mais humana e atraente. Mas tenho a impressão de que a experiência me decepcionaria. Provocada a procurar a informação pelo meio que mais lhe dá prazer ou segurança, uma criança mo­derna a princípio me encheria de esperança dirigindo-se para um livro. Mas em seguida me desiludiria. Carregaria o livro até a fren­te da televisão e o usaria como um degrau para alcançar o botão da TV.


1. Johannes Gensfleish Gutenberg (1397-1468), inventor alemão, criador de um sistema de imprensa que possibilitou a reprodução dos livros em maior quantidade.

PERGUNTA PARA SER RESPONDIDA EM COMENTÁRIOS:

1) COMO VOCÊ RESPONDERIA A ESSA PERGUNTA: "O QUE EQUIVALERIA À MÃE QUE ALIMENTA MAS NÃO DÁ CALOR, O LIVRO OU O COMPUTADOR"?? SEJA SINCERO E JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA

4 comentários:

  1. Depende...
    Mas isso em cada hora uma coisa!!!!!!!!
    SINCERAMENTE o computador ele me da as opções de ler e de comprar comida... e isso mesmo.
    Ana gabriela

    ResponderExcluir
  2. 1-E iria ver dependendo do assunto eu escolheria.Exemplo:A mãe que alimenta so seria útil se o macaco tivesse com fome.E o livro só seria lido se o garoto se enteresace muito pelo assunto que na maioria das vezes se encontra na tv.
    Lucas Ferreira Neves

    ResponderExcluir
  3. mas sinseramente nao existe um computador deste jeito e ele e muito estranho so se ter ele no futuro
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  4. Aiii...agora eu toh dúvida pq eu amuh ler mas sinceramente,preferiria o computador mas msm assim,eu amuh um bom livro.
    Mas como eu disse antes,prefiro o computador!rsrsrsrs
    Fernandinha

    ResponderExcluir