terça-feira, 27 de outubro de 2009

TRADICIONAL!

Já se foi o tempo em que entrávamos no Armazém Santa Terezinha e pedíamos ao ‘seu’ Mário:
- Por favor, um quilo de arroz.
Hoje, quando entramos num grande supermercado da vida para comprar um singelo saquinho de arroz, deparamo-nos com um verdadeiro teste de múltipla escolha. Que arroz escolher? Tipo 1, tipo 2, tipo 3, agulhinha, selvagem, sete grãos ou arbóreo?
E não é só o pobre do arroz que criou filhotes. Lembra do tempo em que feijão era só o roxinho, o preto e o manteiga. Além desses três, hoje podemos escolher entre o feijão jalo, o rajado, o rosinha, o carioca, o carioquinha, o pérola, o princesa, o aporé e o mulatinho.
Outro dia entrei numa farmácia para comprar um simples fio dental e dei de cara com uma prateleira que me oferecia o Reach Clean Paste, o Total Care, o Reach Expansion Plus, o Reach Clean Paste Anti-tártaro, além do fino, do extrafino e de uma tal fita dental.
De repente tudo se multiplicou. Aquele famoso Toddy que tomávamos todo dia não é mais um simplório Toddy que tomávamos todo dia. Agora temos o Toddy Light, o Toddy tipo italiano, o Toddy tipo suíço, o Toddy três em um, além de um trocadilho que se chama Toddyferente que não faço a menor idéia de que gosto tem.
Nenhum produto escapou da onda. Até o sal de frutas Eno, aquele que nos aliviava da ressaca, agora tem sabores: laranja, limão e guaraná.
Lembra quando lançaram o caldo de carne e o caldo de galinha em cubinhos? Pois é, o que era apenas um cubinho de caldo de carne e um cubinho de caldo de galinha agora viraram caldo de galinha com alho, cebola e salsinha, caldo de galinha caipira, caldo de frango, caldo de frango caipira, caldo de legumes, caldo de legumes com bacon e louro, caldo de picanha e caldo de costela.
E o queijinho Polenguinho? Acha que está sozinho na prateleira do supermercado? Que nada! Agora temos o Polenguinho Requeijão, o Light, o Light Fibras e Cálcio, o Cheddar, o Gorgonzola, o Provolone, o Gruyère e o Polenguinho Pizza!
Até na hora do banho vem a dúvida. Eu, que sempre amei o sabonete Nivea, agora me encontro diante de um dilema: Nivea Verão, Leite ou Erva-Doce? Como se não bastasse ter de escolher entre esses três, vieram com mais cinco diferentes. Cinco! Nivea Romã e proteínas do leite, Bambu e flor de laranjeira, Flores e Aloe Vera, Magnólia e óleos especiais e também Camomila e flores de algodão.
Chega de estresse na hora de ir ao supermercado ou à farmácia. Tomei uma decisão na vida: só vou comprar o arroz tradicional, o feijão tradicional, o Toddy tradicional, o fio dental tradicional, o sal de frutas Eno tradicional, o Polenguinho tradicional. Só compro produto que tiver no rótulo a palavra tradicional. Já o caldo de galinha, confesso que estou em dúvida. Será que compro o caldo de galinha só galinha ou o caldo de galinha caipira?

Ass:Larissa Giovana Côrtes Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário